Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vacinação contra a gripe sazonal.*

Vacinação contra a gripe sazonal


A gripe é uma doença contagiosa provocada pelo vírus Influenzae. Apesar de se considerar a gripe sazonal uma doença benigna para a maioria dos indivíduos, é um importante problema de saúde pública, uma vez que atinge todos os grupos etários e está associada a elevada mortalidade nos idosos e em outros grupos de risco.

Todos os anos em Portugal, entre Dezembro e Março, verificam-se numerosos casos de gripe. As temperaturas baixas e a ausência de radiação ultravioleta (que prolongam a sobrevivência do vírus) assim como a aglomeração de pessoas em espaços fechados são factores que contribuem para este fenómeno.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa através de secreções respiratórias ou partículas de saliva, expelidas durante a respiração, fala, tosse ou espirros. Após contágio, a doença tem um período de incubação de 2 a 3 dias e pode manifestar-se por febre alta, arrepios, tosse, dores musculares, articulares, de cabeça, de garganta e de ouvidos,.

A evolução é na maior parte dos casos favorável, no entanto pode evoluir para situações mais complicadas ou agravar doenças pré-existentes.

Pode prevenir-se assumindo hábitos de higiene adequados (p.ex. lavagem frequente das mãos, tossir e/ou espirrar para um lenço de papel ou para o braço, colocar os lenços usados imediatamente no lixo).

A vacinação é uma importante forma de prevenção, porém só está indicada para grupos de risco, que incluem: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos, ou imunodeprimidos, profissionais de saúde, residentes ou internados em instituições e grávidas que em Outubro estejam no 2º e 3º trimestre de gestação.

A vacinação não é recomendada para a população em geral.

Tem uma eficácia de 75% na prevenção do aparecimento da doença e de 98% na diminuição das suas complicações.

O período ideal preconizado para a vacinação abrange os meses de Setembro e Outubro.

Para 2010, o objectivo da OMS é conseguir uma cobertura vacinal de pelo menos 75% da população com mais de 65 anos..

A vacina da gripe sazonal já está disponível nas farmácias, é comparticipada até 55% e prescrita pelo médico.

VACINE-SE! Se que faz parte dos grupos de risco fale com o seu médico de família .





Dras. Amália Silva, Anabela Madeira, Mónica Barbosa

Centro de Saúde de Vouzela, ACES Dão-Lafões II

Setembro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário