Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Já lavou as suas mãos hoje?


O simples gesto de lavar as mãos pode salvar a vida de um milhão de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef.
A cada dia no mundo, 5 mil crianças com menos de cinco anos morrem de doenças diarréicas. "A metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banheiro", disse a porta voz da Unicef em Genebra.

Nesta terça-feira (05), comemora-se o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte da campanha Uma assistência limpa é uma assistência mais segura. a campanha pretende reduzir as infecções relacionadas à assistência aos pacientes em hospitais e serviços de saúde, mas é uma prática que deve ser adotada por todos, não só profissionais da área.

De acordo com a OMS, as seguintes atividades contribuem para que os profissionais possam também difundir a higienização das mãos:


-Desenvolver atividades próprias relacionadas ao evento global da OMS.
-Juntar-se à crescente rede de provedores de cuidados de saúde empenhada em melhorar a higienização das mãos.
-Promover e utilizar "Os 5 momentos para a higienização das mãos", conforme elucida a figura abaixo.


HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

As mãos são a nossa principal ferramenta, pois são elas as executoras das nossas atividades.
À medida que tocamos nos objetos e nos pacientes entramos em contato com uma enorme quantidade de microrganismos. Estes germes aderidos em nossas mãos são repassados
para outros objetos e pacientes, assim como podemos transferí-los para outras partes do nosso corpo, como os olhos e nariz ao nos coçarmos. Somente a lavagem das mãos com água e sabão irá remover estes microorganismos adquiridos e evitar a transferência de microrganismos para outras superfícies. Para aprofundar os conhecimentos vamos ver como é formada a microbiota da nossa pele.


MICROBIOLOGIA DA PELE

- Flora residente

Formada por microrganismos que vivem (colonizam) na pele, nas mãos, estes se localizam em maior quantidade em torno e sob as unhas e entre os dedos. Também são encontradas nas camadas externas da pele, fendas e folículos pilosos. Por isso, a importância de mantermos as unhas curtas e evitar o uso de anéis. Os microrganismos da flora residente não são facilmente removíveis, entretando são inativados por antissépticos (álcool, clorexidina, iodóforos).
As bactérias mais comumente encontradas são as Gram-positivas (Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Estreptococossp). A flora residente é de baixa virulência e raramente causa infecção, contudo pode ocasionar infecções sistêmicas em pacientes imunodeprimidos e após procedimentos invasivos.

- Flora transitória

É adquirida no contato com pacientes e superfícies contaminadas. Os microrganismos que a compõem permanecem na pele por certo período podendo ser transferidos ou eliminados com a lavagem das mãos. Suas bactérias são mais fáceis de serem removidas, pois se encontram na superfície da pele, junto a gorduras e sujidades. Esta flora bacteriana é eliminada com água e sabão neutro.
A flora transitória das mãos é composta pelos microrganismos freqüentemente responsáveis pelas infecções hospitalares:as bactérias Gram-negativas (Pseudomonas sp, Acinetobacter sp, Klebsiella sp), o que bem demonstra a importância das mãos como veículo de transmissão.

Fonte: OMS e Kavo


A Lavagem das Mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário