Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Febre hemorrágica da Bolívia.



A febre hemorrágica boliviana (BHF) é uma doença febril, potencial e severa causada pelo vírus de Machupo (família arenaviridae). Os sintomas iniciais incluem a dor de cabeça, a febre, a artralgia, e o mialgia. Nos estados avançados desta doença, os pacientes podem desenvolver as manifestações hemorrágicas que incluem a hemorragia, a epistaxe, o hematemesis, o melena, e a hematúria subconjunctival, assim como os sinais neurológicos que incluem o tremor, as apreensões, e o coma. Durante as epidemias de BHF dos anos 60, o plasma imune da convalescente-fase dos sobreviventes de BHF foi administrado aos pacientes seleccionados contaminados com vírus de Machupo. Entretanto, há actualmente um escassez de sobreviventes de BHF que pode doar o plasma imune, e não há nenhum programa activo para a colecção e o armazenamento do plasma imune de BHF, consequentemente nós tivemos a oportunidade de oferecer o ribavirin intravenoso a dois de três pacientes com esta infecção potencial life-threatening. Um paciente com infecção laboratório-confirmada do vírus de Machupo que recebeu o ribavirin recuperou sem sequelas, como fez um segundo paciente com BHF suspeitado cujo as características epidemiológicas e clínicas eram similares àquelas do primeiro paciente. Este relatório descreve o primeiro uso da terapia intravenosa do ribavirin para BHF nos seres humanos, e os resultados sugerem a necessidade para que uns estudos clínicos mais extensivos avaliem a utilidade do ribavirin para tratar BHF. O vírus Machupo surgiu na Bolívia igualmente no início da década de 50 próximo à fronteira com o Brasil, com um quadro de febre hemorrágica e hematose na fase avançada da doença e uma taxa de letalidade de 50% nos primeiros casos descritos, onde tudo começa com uma espécie de doença parecida com resfriado, com dores de cabeça, febre e dores musculares. E piora rapidamente para o estado de choque e o sangramento, geralmente, o sangramento não é muito intenso no princípio, marcado inicialmente por manchas avermelhadas ou pequenos sangramentos na pele e nos olhos.
Identificou-se o papel de outra espécie de Calomys, rato, como portador do vírus, transmitindo-o através da urina, como no caso do Junin. Foi possível identificar na região um incremento do cultivo de milho, com a modificação do habitat natural dos roedores, que passaram a ter estreito contacto com o homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário