Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Eritema infeccioso.



O eritema infeccioso, também conhecido como quinta doença, é uma doença infecciosa geralmente inócua da infância causada pelo parvovírus B19, o vírus B19 é o único vírus patogénico para o homem da família dos parvovírus. O seu genoma é de DNA simples (unicatenar), e é um dos menores vírus com apenas 20 nanómetros.
É infecciosa por contacto directo e de secreções e causa epidemias em crianças. É uma das cinco doenças com exantema da infância: as outras quatro são sarampo, varicela, roséola e rubéola. Em estudos serológicos foi demonstrado que metade da população adulta sofreu infecção por este vírus em alguma altura da vida.
Sintomas
O parvovirus B19 dissemina-se até à medula óssea, onde se multiplica no interior das células estomáticas precursoras das hemácias, destruindo-as. Em pessoas normais a velocidade de destruição não causa problemas maiores, mas em pessoas que já sofriam de alguma forma de anemia, a redução dos glóbulos vermelhos pode levar a crise aplástica perigosa. Em pessoas adultas saudáveis usualmente não causa qualquer sintoma. Nas crianças causa muitas vezes exantema na face e membros. Essa mácula avermelhada de contornos mal definidos na bochecha da criança é semelhante à vermelhidão que surge após uma bofetada, donde vem o seu nome de síndrome da chapada. Pode complicar raramente em artrites moderadas e resolúveis por si só, mas o seu curso é quase sempre benigno. Nas mulheres grávidas no entanto, pode causar abortos e mal-formações (hydrops fetalis), mas com muito menor frequência que outras doenças como a rubéola.
Diagnóstico
O diagnóstico é por detecção de anticorpos específicos contra o vírus, por imunofluorescência. A observação ao microscópio electrónico ou detecção do seu DNA por PCR também é usada.
Não há tratamento nem é necessário porque é praticamente inócua.

Sem comentários:

Enviar um comentário