Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

terça-feira, 9 de março de 2010

Virus Biologico/Virus Informatico















Uma análise comparativa das semelhanças e diferenças entre as duas "espécies" de vírus mostra, que as semelhanças entre eles são nada menos, que incríveis.
Antes de fazer o paralelismo vírus biológico/vírus informático temos, que. Notar saber exactamente o que é um vírus de computador e um vírus biológico.


Vírus Informático

Programa curto, invisível para o usuário (não detectável pelo sistema operacional) e específicos de acção e encobrimento, cujo código inclui informações suficientes e necessárias para utilizar os mecanismos de aplicação, que oferecem outros programas, através do microprocessador, pode-se replicar para forma a criar réplicas de si mesmos, que podem sofrer mutações, decorrentes do presente processo de modificação, alteração e / ou destruição de software, informações e / ou hardware afectado.

"Um vírus responde ao modelo de IER: I- infecção, E- execução, R- Replicação”

Vírus Biológico

Fragmentos de DNA ou RNA cobertos por uma camada de proteínas. Eles reproduzem-se apenas no interior de células vivas, invadindo células para tomar controlo dos seus organelos celulares.

Comparações..

Podemos comparar os vírus informáticos a vírus biológicos em vários aspectos como:

1-A Vírus Biológicos são compostos de ácidos nucleicos que contêm informações suficientes e necessárias para invadir as células e reproduzirem-se, no caso dos Vírus Informáticos, a forma como actuam é em tudo semelhante, só que em vez de se invadir células, invade-se outros computadores para se reproduzirem.

2- Os Vírus Biológicos não têm metabolismo, por isso não mostram nenhuma actividade fora do hospedeiro. Isso também acontece nos Vírus informáticos , por exemplo, se o computador estiver desligado ou se o vírus está num CD que está guardado na gaveta.

3- O tamanho de um Vírus Biológico é muito pequeno em comparação com as células que infectam. Com o Vírus Informático é a mesma coisa. Tanto o Vírus Biológico e Vírus Informático causam danos ao seu “hospedeiro” independentemente do seu tamanho.

4- Ambos os vírus inicialmente actuam secretamente e sem conhecimentos dos seus hospedes e normalmente revelam-se após o dano ser grande demais para ser reparado.

5- A finalidade do Vírus Biológico é a reprodução e eventual destruição do hospedeiro em resultado disso. O do Vírus Informático pode haver muitas razões para a sua criação, mas também acaba por destruir ou danificar o seu “hospedeiro”.

6- Ambos os vírus contêm informações necessárias para a sua replicação. A diferença é na forma de ter essa informação, no Vírus Biológico é em código nucleico, no Vírus Informático é em código binário.

7- Ambos os vírus se espalham, mas em diferentes formas. No caso do Vírus Biológico a sua propagação acontece através do ar, agua, contacto directo, etc. No Vírus Informático é através da introdução de um CD infectado num computador ou vice-versa, através da partilha de ficheiros, Internet, etc.

8- Em ambos os casos, acontece uma replicação integral do vírus aquando da sua “reprodução”, cuja precisão depende da ocorrência ou não de mutações.

10- Ambas as entidades cumprem as normas de epidemiologia médica.

11- A origem das duas entidades é a partida desconhecida.

Muitas mais analogias podem-se fazer entre os vírus informáticos e vírus biológicos devido às suas similaridades, tanto na forma como são constituídos como na sua forma de actuar.

Podemos de verdade comprovar, que o facto de estas duas entidades se designaram ambas por vírus não é fruto do acaso.



Sem comentários:

Enviar um comentário