Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

segunda-feira, 22 de março de 2010

Vacina contra cancro do colo do útero eficaz a 98%.

Estudo publicado na 'Lancet' diz que 'Cervarix', da GlaxoSmith Kline, oferece protecção contra os cinco principais vírus HPV. Esta vacina não foi adoptada em Portugal, que escolheu outro produto também eficaz

Um estudo publicado ontem online na revista Lancet mostrou que a vacina contra o cancro do colo do útero Cervarix, que é produzida pelo laboratório GlaxoSmith Kline, tem uma eficácia de 98,1 por cento contra as lesões cervicais pré-cancerosas provocadas pelos vírus HPV16 e HPV18, que estão origem de cerca de 70 por cento dos casos de cancro do colo do útero.

O grupo internacional coordenado pelo investigador Jorma Paavonen, da Universidade de Helsínquia (Finlândia), realizou o estudo, que envolveu 18.644 mulheres, nos últimos três anos.

De acordo com os resultados, aquela vacina confere ainda protecção cruzada contra outros três vírus HPV oncogénicos, que depois dos HPV 16 e 18 são os mais frequentes enquanto causa do cancro do colo do útero.

"Os resultados reafirmam a confiança na vacinação, como medida de prevenção primária contra o cancro do colo do útero, quando usada em conjunto com o rastreio", disse o autor do estudo.

A referida protecção cruzada contra os outros três tipos de vírus HPV contribui para uma eficácia adicional, entre os 11 e os 16 por cento, na prevenção do cancro do colo do útero, afirmam os investigadores. O estudo envolveu 18 644 mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, seleccionadas aleatoriamente em 14 países da Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e América do Norte. Nas mulheres que cumpriram todos os procedimentos do protocolo do ensaio clínico (87 por cento do total) a protecção encontrada foi de 92,9 por cento.

Em Portugal, onde diariamente surgem três casos deste cancro, a vacinação gratuita contra o HPV, iniciou-se em Outubro de 2008, para raparigas que completaram 13 anos no ano passado.

Este ano, o objectivo é alargar a vacinação às raparigas que completam 17 anos. Mas a Cervarix, não foi a vacina adoptada em Portugal, pois as autoridades escolheram a Gardasil, produzida pelo laboratório Sanofi e também eficaz quase a 100%.

Sem comentários:

Enviar um comentário