Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PSD-António Leitão Amaro


Caros Alunos da Escola Secundária de São Pedro do Sul,


Peço-vos desculpa pela demora na resposta mas os trabalhos parlamentares têm sido muito exigentes e não queria deixar de responder com o cuidado que merecem.

Quanto às vossas questões:

1- Acha que a Gripe A foi sobrevalorizada pela sociedade e mais concretamente pelos méis de comunicação social?

Acho que é difícil perceber se a verificação de um impacto menor que o estimado inicialmente se deve à menor perigosidade da doença em si, ou também à intervenção das autoridades de forma coordenada por todo o mundo.

Julgo ter sido relevante percebermos que hoje , ao mesmo tempo que há grande globalização, também há alguma capacidade de reacção coordenada pelas autoridades dos vários países.

Finalmente, acho que nem a sociedade nem os meios de comunicação exageraram. Ambos reagiram perante as informações e sugestões dadas pelas autoridades de saúde e por peritos. Ainda que estes últimos tenham valorizado, não me parece que os primeiros o tenham feito.. Só estavam a reagir segundo vozes mais autorizadas.

2- O que pensa acerca da proposta de vacinação da população contra a Gripe A?

Parece-me que o Governo não fez tão bem como devia. Acho que poderia ter feito melhor nas encomendas e na definição do plano de vacinação que no início me pareceu mal concebido e com uma definição de prioridades não adequada.

3- Pensa que a grande importância dada à Gripe A foi também causado por interesses de certos grupos económicos?

Julgo que foram sobretudo as autoridades que contribuíram para a percepção Os grupos económicos com interesses na área dos medicamentos poderão ter pressionado de alguma medida, mas não estou em posição de o observar.

4- Acha que esta doença abafou de certa forma outras doenças muito mais nefastas que a Gripe A?

A atenção mediática é escassa e claro que as pessoas se viraram mais para esta doença particular. Assim houve menos espaço disponível para outras doenças.

Por outro lado aumentou a consciência dos cidadãos para os cuidados de saúde, os comportamentos preventivos e os riscos de transmissão e contágio. Ora essa consciencialização pode ajudar no combate a outras doenças.

5- No final de toda esta tempestade alguma coisa mudou no nosso quotidiano?

Exactamente aquilo que acabei de escrever. Aumentou a consciencialização das pessoas para os riscos das doenças e das formas de contágio; para cuidados preventivos…

Espero que a resposta tenha sido útil!


Fico À vossa disposição,

António Leitão Amaro

Deputado | Member of Parliament

Grupo Parlamentar do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário