Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Roséola.


A roséola, também conhecida por exantema súbito, é uma doença epidémica da infância geralmente benigna.
Os dois vírus aparentados que causam a roséola são da mesma família do vírus da Herpes mas produzem uma doença não relacionada. O HHV6 e HHV7 são vírus com genoma de ADN bicatenar (hélice dupla), que se multiplicam no núcleo da célula hóspede. Têm preferência para parasitar linfócitos T.
Epidemiologia
Quase 100% dos adultos têm anticorpo anti-HHV6 ou anti-HHV7, significando moderação dos sintomas significam que a doença foi largamente ignorada na altura, ou atribuída a outra condição. Atinge principalmente crianças pequenas, de três meses a três anos. A transmissão é por contacto directo ou com secreção proveniente de espirro e tosse e é bastante infecciosa.
Sintomas
Nos indivíduos adultos causa uma síndrome semelhante à mononucleose infecciosa, contudo infecta mais frequentemente crianças com quadro típico de roséola. A roséola caracteriza-se por aparecimento súbito de febre moderadamente elevada (39-40 °C) seguida de exantema macular (mancha vermelha na pele). Os sintomas duram três ou quatro dias. Raramente o aparecimento súbito da febre elevada pode levar a convulsões e tremores violentos da criança, e nesse caso a ajuda médica é aconselhada.
Diagnóstico
O diagnóstico é eminentemente clínico. A sorologia não se faz necessária. O tratamento é inespecífico: aliviar as roupas se a criança ficar muito suada, dar mais água a beber que o normal, e eventualmente administrar paracetamol quando a temperatura subir muito. Os vírus HHV6 e HHV7 foram apenas descobertos enquanto causa da roséola em 1988.

1 comentário:

  1. Estou com meu filho, de 11 anos com todos estes sintomas, e meu sobrinho de 5 anoos tamben, a minha sobrinha de 21 anos e o namorado dela de 20anos tb, e minha outra sobrinha de 11 anos tb com estes sintomas, a mais de 3 semanas , o que fazer não sabemos o que fazer pois achamos que é a agua de Mauá , São Paulo

    ResponderEliminar