Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

sábado, 16 de janeiro de 2010

Meningite viral.



Sintomas

Febre, mal-estar, dores pelo corpo, cansaço e sensação de fraqueza. Os sintomas básicos são parecidos com o de uma gripe comum. Mas, se o doente também reclama de dor e rigidez na nuca e náuseas constantes, isso pode indicar também a ocorrência de um tipo diferente de meningite: a meningite viral.

Na maioria das vezes, as crianças estão mais propensas a adquirir a doença, embora o contágio pelo vírus também possa atingir os adultos. A meningite viral pode ser causada por vários tipos de vírus. Os mais comuns são os do gênero Enterovidae, também conhecidos como enterovírus.

Transmissão da Meningite viral

A transmissão da meningite viral acontece por meio da via respiratória, através das gotículas que estão no ar. Se um infectado tossir e liberar essas gotículas, outras pessoas que entram em contacto podem adquirir a doença.

Por isso, logo no primeiro sinal dos sintomas, é recomendado fazer uma consulta e exames. O mais importante é a colheita do líquor, líquido que circula entre as meninges. Caso confirmado através dele que o paciente está com meningite, o tratamento deve ser feito com medicamentos para a dor, prescritos pelo médico. Nesse período, deve-se evitar receber muitas visitas.

Como a meningite pode se manifestar de duas maneiras : viral ou bacteriana, é essencial observar os sintomas com precisão e procurar um especialista. Ao contrário da meningite bacteriana, a meningite viral não possui vacina e exige o uso de remédios diferenciados dos antibióticos recomendados para combater a primeira. A boa notícia é que ela é muito menos grave.

Sem comentários:

Enviar um comentário