
Respondo com muito gosto
1- Acha que a Gripe A foi sobrevalorizada pela sociedade e mais concretamente pelos meios de comunicação social? Nesta altura é já claro que o risco epidémico e o perigo individual da Gripe A foi sobrevalorizado em todos os “países ricos”. Deverá fazer-se uma avaliação séria desta realidade e os mecanismos de funcionamento da Organização Mundial de Saúde OMS). Para além disto, temos obrigação de avaliar a acção do nosso Governo e aqui a realidade é que houve um aproveitamento óbvio para ocupar a agenda política muito para além do que estava a ocorrer noutros países europeus e norte-americanos. Ninguém avaliou ainda os custos materiais e humanos desta política. Quantos portugueses morreram porque alas inteiras de hospitais e muitos serviços de saúde foram desviados para o ataque a um fantasma chamado Gripe A?
2- O que pensa acerca da proposta de vacinação da população contra a Gripe A?
Para além do empolamento político (da responsabilidade e oportunismo do nosso governo) da campanha que ocupou a acção da Ministra Ana Jorge para além de tudo o que seria concebível, foi um erro caro em que nos deixamos embarcar empurrados pela OMS.
3- Pensa que a grande importância dada à Gripe A foi também causado por interesses de certos grupos económicos?
Tudo indica que pode haver influência e esta possibilidade deveria ser investigada internacionalmente.
4- Acha que esta doença abafou de certa forma outras doenças muito mais nefastas que a Gripe A?
Com certeza! E muitas pessoas que sofriam de outros problemas mais graves ficaram sem tratamento em hospitais e em centros de saúde.
5- No final de toda esta questão pensa que alguma coisa mudou no nosso quotidiano?
Mudou. Teremos de pagar por todos estes erros!
José Ferreira Gomes
www.fc.up.pt/pessoas/jfgomes
Sem comentários:
Enviar um comentário