Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Hepatites Virais.


As hepatites virais são doenças inflamatórias do fígado provocadas por vírus. As mais comuns são a hepatite A, hepatite B e hepatite C, provocadas precisamente pelos vírus da hepatite A, B e C, respectivamente. A hepatite A só tem forma aguda de doença, com gravidade variável mas, em geral, autolimitada e benigna. As hepatites B e C podem dar formas agudas, mas também crónicas (mais de 6 meses de duração), com risco de evolução para cirrose e carcinoma hepatocelular. Muito raramente podem dar hepatites fulminantes, que são formas supergraves de inflamação, que evoluem para a falência das funções do fígado e para a necessidade de um transplante urgente. De uma maneira geral, a maior morbilidade destas hepatites, centra-se na história natural das hepatites crónicas B e C: evolução para cirrose e cancro do fígado, se não forem tratadas.Dependendo do tipo de hepatite, existem diferentes formas e veículos de transmissão. Nos países ocidentais, as principais formas são:


Hepatite A – Água e comida contaminada. O vírus da hepatite A é excretado pelas fezes e, portanto, transmitido por comida e águas contaminadas. São fontes comuns a água, gelo, frutos, vegetais e mariscos contaminados. Outras fontes são contactos anais-orais ou a via sexual. As pessoas de maior risco são utilizadores de drogas de abuso, viajantes internacionais (sobretudo, para países subdesenvolvidos), empregados de creches, homossexuais e pessoas em contacto directo com infectados em fase aguda.

Hepatite B – Transmissão sexual pelo sémen ou secreções vaginais e transmissão sanguínea. Assim sendo, as pessoas de maior risco são os que têm relações sexuais desprotegidas e as que partilham seringas ou itens pessoais (por exemplo, lâminas de barbear e escovas de dentes). Também é possível a transmissão vertical de uma mãe contaminada para um bebé.

Hepatite C - O teste standard é o teste ELISA para anticorpos do vírus da hepatite C (anti-VHC). Dado o carácter flutuante na inflamação hepática, a traduzir replicação flutuante, a hepatite crónica (ou a ausência dela) só pode ser afirmada após doseamento do RNA do vírus C por PCR. Se a replicação vírica for positiva e em caso de ser candidato a tratamento, deveremos pedir o subtipo de vírus (genótipo), os mais comuns são o 1, 2, 3 e 4, e uma biopsia hepática, pois ambos têm implicações na estratégia de tratamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário