Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Gonorreia.



Contágio

A gonorreia é causada por um vírus conhecido como gonococus ou gonococo e é conhecida como DST (doença sexualmente transmissível), por ser transmitida através da relação sexual (genital, oral ou anal), sendo excepcional a contaminação acidental.

Prevenção
Para prevenir a gonorreia, deve-se fazer sexo seguro (protegido com o uso do preservativo) e fazer diariamente a higiene com água e sabonete, apenas na parte interna da vulva (os lábios) ou do pénis. Não se deve fazer duche vaginal.


Características gerais

Na mulher, um pouco de corrimento (uma secreção clara e esbranquiçada) pode ser considerado normal, já que mantém a vagina limpa. Mas essa secreção deve ser discreta e não sujar mais do que umas calças por dia. Quando a quantidade de secreção for maior e o seu aspecto mudar, então há uma situação anormal. Há vários micróbios que podem causar isso entre eles o vírus da gonorreia.
A gonorreia é uma das DSTs mais comuns e é de fácil tratamento. Tem como principal manifestação clínica o corrimento uretral abundante e purulento (mesmo existindo casos com pouca secreção).
Os primeiros relatos sobre corrimentos uretrais datam do tempo do imperador chinês Huang Ti, em 2637a.C.. A palavra gonorreia foi criada por Galeno em 130a.C., deriva do grego (Gonos = semente, Rhein = fluxo, corrimento). Galeno acreditava que aquela secreção era sémen. Em 1530, Paracelso considerava gonorreia, sífilis e cancro mole como tendo a mesma origem etiológica. Somente em 1789 o agente causador da gonorreia foi identificado por Neisser, que o denominou gonococo. Desde a década de 50 até a década de 70, a gonorreia era a doença venérea (vem da deusa grega Vénus) mais comum e era tratada com penicilina (que substituiu a Sulfa).
No homem, os sintomas de gonorreia aparecem após um período que vai de dois a dez dias do contanto sexual. Primeiro, nota-se uma secreção amarela-esverdeada e viscosa, em grande quantidade na uretra (canal do pénis); depois, a pessoa sente ardência, sensação de formigueiros e dor ao urinar. Ocorre também a inflamação do prepúcio, edema e hipotermia do meato uretral. Esse quadro retrata a fase aguda da doença e é nela que o diagnóstico é mais fácil. Não sendo tratada imediatamente, pode levar à infecção na próstata e nos testículos, epidídimos, articulações, pele e endocárdio). Além disso, embora seja raro, a gonorreia, ao evoluir, causa lesões em articulações, no fígado e até no cérebro.
Na mulher, o quadro agudo se traduz por corrimento intenso e fétido, mas na maioria dos casos ocorre a inflamação do colo do útero, sintomas urinários inespecíficos, inflamações das glândulas para-uretrais (o que é conhecido como quadro Frusto). Existe também, o risco da deformação das trompas com risco de infertilidade. Em casos graves pode até ocorrer a formação de abcessos intra-abdominais.
Pode dar inflamações na garganta ou no ânus se estes foram os locais por onde entrou o micróbio.
É importante procurar seu médico (urologista/ginecologista) ou um posto de saúde quando houver um dos sintomas, pois uma das maiores dificuldades para diagnosticar a doença é o tratamento inadequado indicado por vizinhos e, principalmente, por balconistas de farmácias. Isso mascara os sintomas e os resultados de laboratório, retardando o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento. Através do exame físico e testes de laboratório, o diagnóstico pode ser feito com segurança e a medicação correcta administrada. Não há tratamento caseiro.

8 comentários:

  1. Oww...
    gonorréia é uma bactéria!!
    corrige aee...
    vlw!!

    ResponderEliminar
  2. estou com uma secreçao meia verde clara,que so coça quandovou ao banheiro emelimpo com papel higienico perfumado,estou comaminhavaginameia irritada,porem ja marqueicomogineco,fiz a coisa serta?

    ResponderEliminar
  3. ESTOU FAZENDO UM TRABALHO ESCOLAR E ACHEI ISSO INCRIVEL E ESSE NEGOCIO E PERIGOSO?

    ResponderEliminar
  4. A Gonorréia é causada por uma bactéria > diplococo gram negativo. Neisseria gonorrhoeae

    ResponderEliminar
  5. PELO AMOR DE DEUS GONORRRÉIA É CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, BACTÉRIA E NÃO VÍRUS

    ResponderEliminar
  6. Q burroooo....internet sempre tem coisa errada mas isso é um abrdooo

    ResponderEliminar
  7. afs isso e feio mais para trabalho de escola e presiso

    ResponderEliminar