Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Acácio Pinto-PS

Apresento os meus cumprimentos a todos os alunos e desejo os maiores êxitos no trabalho que estão a desenvolver.






Respostas:

1. Acha que a Gripe A foi sobrevalorizada pela sociedade e mais concretamente pelos meios de comunicação social?Eu acho que a sociedade deu à Gripe A o valor que os técncios da Organização Mundial de Saúde entenderam que deveria ser dado. Nestas questões, nomeadamente, acho que o papel dos técnicos deve ser sempre tido em conta. Os meios de comunicação social, como se sabe, mais não fazem do que ser porta-vozes dos problemas que preocupam a sociedade. Admito que por vezes excessivamente.

2. O que pensa acerca da proposta de vacinação da população contra a Gripe A?Concordo com a vacinação levada a cabo. Aliás essa decisão, nos momentos mais críticos da Gripe A (que não sabemos se já acabaram...), foi tomada por todos os países desenvolvidos e todos tiveram o seu plano que envolvia em primeiro lugar as pessoas que integravam os grupos de risco.

3.Pensa que a grande importância dada à Gripe A foi também causado por interesses de certos grupos económicos? Não acho. Mas é evidente que a economia está associada a todos os fenómenos sociais. Neste caso, também, desde a produção da vacina até à comercialização, para só me deter nas duas fases extremas, é evidente que há grupos económicos envolvidos.

4.Acha que esta doença abafou de certa forma outras doenças muito mais nefastas que a Gripe A? Essa questão de doenças mais ou menos nefastas é uma questão conceptual que cabe aos técnicos decidi-la. Agora eu não tenho conhecimento de que qualquer outro tipo de doença que tenha deixado de ter a atenção devida por parte do SNS (Serviço Nacional de Saúde) pelo facto de ter surgido a Gripe A.

5. No final de toda esta questão alguma coisa mudou no nosso quotidiano?Acho que algo mudou pelo menos a nível dos nossos comportamentos. Todos estamos mais sensibilizados para lavarmos as mãos mais vezes e em diversas circunstâncias e com isso podemos minimizar alguns doenças. Igualmente, entendo que este problema levanta a questão de que, hoje, todos estamos mais cientes de que a humanidade continua a estar exposta a pandemias.

Bom trabalho e ao dispor


Cumprimentos

--

Acácio Pinto

Deputado do PS

http://letraseconteudos.blogspot.com

letraseconteudos@gmail.com

aspinto@ps.parlamento.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário