Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Novo vírus H9N2

Uma menina de três anos, de Hong Kong (China), foi infectada com uma estirpe rara de gripe A, o vírus H9N2. É uma forma de gripe das aves pouco agressiva e raramente detectada nos seres humanos. O Centro de Protecção da Saúde de Hong Kong informou que a menina apresenta tosse e febre desde Novembro último, tendo no início de Dezembro sido internada. No dia 11 foi-lhe dada alta depois de ficar curada.

Apesar de ser extremamente rara, a estirpe H9N2 surge como uma ameaça de uma possível pandemia e pode infectar mais seres humanos do que habitualmente é entendido por apresentar sintomas ligeiros.

"É possível que o número de pessoas infectadas seja superior aos seis casos conhecidos", disse Malik Peiris, microbiólogo, autor de vários artigos sobre a gripe das aves em Hong Kong.

Peritos norte--americanos de gripe da Universidade de Maryland divulgaram recentemente um trabalho na revista ‘PLoSONE’ em que a estirpe H9N2 representa uma "ameaça significativa para os seres humanos".

Os cientistas de Maryland detectaram que o vírus com pequenas mutações poderá converter-se em pandemia por fácil transmissão entre humanos.

Existem centenas de estirpes do vírus da gripe das aves, mas apenas quatro (conhecidos pelos vírus H5N1, H7N3, H7N7 e H9N2) causaram infecções a seres humanos, indicou a Organização Mundial da Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário