Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

domingo, 17 de janeiro de 2010

Laringite.



Em medicina, laringite é a inflamação da laringe (onde estão as cordas vocais) e as áreas próximas. Ela pode ser sintoma de resfriado, bronquite, ou até mesmo pneumonia (dentre outras infecções respiratórias). Se não cuidada pode ocasionar problemas sérios como tumor maligno que atinge as cordas vocais ou a parte superior as cordas.

Ocorrência As principais causas da laringite são vírus que afectam as vias respiratórias superiores ou reacções alérgicas. Entretanto a mesma também pode ser causada por uma infecção bacteriana, podendo ser aguda ou crónica. A laringite aguda acontece repentinamente e não costuma durar muito tempo, já a laringite crónica ocasiona longos períodos de rouquidão e geralmente é causada por tabagismo intenso, excessiva ingestão de bebidas alcoólicas ou uso intenso da voz, tosse violenta ou exposição a substâncias irritantes.

Sintomas Os principais sintomas da laringite incluem mal-estar, rouquidão, dores e coceiras na garganta, tosse seca, febre, dificuldade para engolir e sensação de caroço no pescoço.

Diagnóstico O médico ouvirá os seus sintomas e claro irá examina-lo. Se necessário, solicitará uma laringoscopia. Podendo também ser detectada através do exame da tiróide e dos gânglios do pescoço. Alguns exames laboratoriais e radiografia podem ser solicitados. Quando a laringite aguda é causada por vírus, os sintomas desaparecem sem necessidade de tratamento. Já a crónica, deve melhorar com uma semana de repouso. Ou no caso de nódulos, somente com a cirurgia.

Tratamento Os tratamentos recomendados são repouso de voz e inalações de vapor para ajudar a diminuir o desconforto. Medicamentos para aliviar os sintomas e antialérgicos podem ser recomendados. No caso da laringite crónica pode ser necessário radioterapia, quimioterapia e cirurgia. Nos casos mais graves, há a retirada total da laringe implicando na perda da voz. Além de seguir o tratamento prescrito pelo seu médico, pode-se evitar respirar fumaças, poeiras ou vapores irritantes, repousar ou diminuir suas actividades, dormir o máximo possível e repousar sua voz o máximo possível. Também, beber bastante líquido (água, sucos, chá), tomar banho de chuveiro com água quente (que faça vapor), respirando o vapor. Ou então respirar através de uma toalha humedecida em água quente; usar humidificador, caso possível. Por fim, parar de fumar.

Prevenção Permanecer saudável e repousar normalmente pode ajudá-lo a diminuir as condições que predispõem a uma laringite. Outros factores também podem influir. Parar de fumar e evitar a exposição à fumaça de outros fumantes, e evitar locais de ar seco. Também beber bastante líquido não gelado, e evitar abuso das cordas vocais: não berrar, não gritar, não falar alto (principalmente em locais barulhentos).

Sem comentários:

Enviar um comentário