Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Gripe Asiática.


A pandemia da Gripe Asiática iniciou-se em Fevereiro de 1957, no norte da China, tendo o primeiro isolamento do vírus sido feito em Pequim. Da China, a epidemia passou, em meados de Abril, a Hong Kong e Singapura, de onde se difundiu para a Índia e Austrália. Durante os meses de Maio e Junho, o vírus dissemina-se por todo o Oriente. Em Julho e Agosto, estende-se a África, atingindo a Europa nos meses seguintes e os EUA entre Outubro e Novembro. O vírus atinge assim a população mundial em menos de 10 meses.
A rápida difusão da pandemia deveu-se a dois factores:
a rapidez dos transportes e o aumento das viagens internacionais; o vírus sofre a mais importante variação antigénica.
O novo subtipo H2N2 não apresenta nenhuma semelhança com o subtipo anterior H1N1, devido a variações antigénicas nos dois antigénios de superfície.
A nível mundial, a morbilidade associada a esta pandemia foi muito elevada, calculando-se que afectou 20 a 80% da população, consoante as áreas.
A Organização Mundial de Saúde só tomou conhecimento de um surto grave na China, Hong Kong e Singapura em Maio de 1957. O Centro Mundial da Gripe passou a fornecer as características dos vírus que iam sendo isolados, o que permitiu ao Centro Nacional da Gripe português tomar as medidas necessárias para a identificação precoce da entrada do vírus no país.
A epidemia de 1957 entrou em Portugal por via marítima, através dos passageiros do navio Moçambique, vindo de portos africanos, onde grassava a gripe. Embora os tripulantes tivessem desembarcado no dia 7 de Agosto em Lisboa, foi em fins de Setembro que a doença adquiriu carácter epidémico, atingindo o seu máximo em Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário