O principal sintoma da gastroenterite viral é diarreia aguada e vómito. A pessoa afectada pode ter dor de cabeça, febre e cólicas abdominais. Em geral os sintomas começam de 1 a 2 dias depois da infecção por vírus e podem durar de 1 a 10 dias, dependendo de qual vírus causou a gastroenterite.
Para a maioria das pessoas a gastroenterite viral não é séria. Pessoas que têm gastroenterite viral quase sempre recuperam completamente sem problemas a longo prazo. Porém, a gastroenterite viral é uma doença séria para pessoas que não podem bebem fluidos suficientes para recompor o que perdem pelo vómito e diarreia. Crianças pequenas e aqueles que não podem tomar conta de si mesmo, como alguns idosos e pessoas com deficiência, estão sob o risco de desidratação por causa da perda de fluidos. Pessoas com o sistema imunológico comprometido tão estão sob o risco de desidratação porque podem ter uma gastroenterite mais séria com mais vómito e diarreia. Essas pessoas podem precisar de internamento hospitalar a fim de receber tratamento para corrigir ou evitar a desidratação.
Os vírus que causam gastroenterite espalham-se através do contacto próximo com pessoas (por exemplo compartilhar comida, bebida, pratos e talheres). As pessoas podem ser infectadas ao ingerir alimentos ou bebidas contaminadas.
O mais importante ao tratar a gastroenterite em crianças e adultos é prevenir a desidratação. Esse tratamento pode começar em casa. O médico pode lhe dar instruções específicas sobre os tipos de fluidos a serem ingeridos. É recomendado que família com criança pequena mantenha solução re-hidratantes via oral, sempre em casa para quando caso ocorra a diarreia. Medicamentos, incluindo antibióticos (que não têm efeito sobre viroses), devem ser evitados a não ser se forem especificamente receitados por um médico.
Sem comentários:
Enviar um comentário