O que é o vírus do Oeste do Nilo?
O vírus do Oeste do Nilo (WNV – West Nile Virus) é uma doença potencialmente séria. Os especialistas acreditam que o WNV é estabelecido como uma epidemia sazonal na América do Norte que irrompe no Verão e continua até o Outono. Essa folha de dados contém informações importantes que pode ajudá-lo a reconhecer e prevenir o vírus do Oeste do Nilo. O WNV afecta o sistema nervoso central. Os sintomas variam de pessoa para pessoa:
• Sintomas sérios em algumas pessoas. Aproximadamente 1 em 150 pessoas infectadas com o WNV desenvolverá doença grave. Os sintomas severos podem incluir febre alta, dor de cabeça, rigidez do pescoço, torpor, desorientação, coma, tremores, convulsões, fraqueza muscular, perda de visão, entorpecimento e paralisia. Estes sintomas podem durar várias semanas e os efeitos neurológicos podem ser permanentes.
• Sintomas mais moderados em algumas pessoas. Até 20% das pessoas que são infectadas exibem sintomas que podem incluir febre, dor de cabeça, dores no corpo, náusea, vómitos, e às vezes aumento dos gânglios linfáticos ou erupção cutânea no tórax, barriga e dorso. Os sintomas podem durar poucos dias, embora até mesmo pessoas saudáveis possam ficar doentes por várias semanas.
• Nenhum sintoma para a maioria das pessoas. Aproximadamente 80% das pessoas (cerca de 4 em 5 pessoas) que são infectadas com o WNV não apresentam qualquer sintoma.
Como o vírus do Oeste do Nilo se propaga?
• Mosquitos infectados. Na maioria dos casos, o WNV é transmitido através da picada de um mosquito infectado. Os mosquitos infectados podem então transmitir o WNV a humanos e a outros animais que venham a picar.
• Transfusões, transplantes e de mãe para filho. Em pouquíssimos casos, o WNV pode também se propagar através de transfusões de sangue, transplante de órgãos, amamentação e até mesmo durante a gravidez de mãe para filho.
• Não através do toque. O WNV não se propaga através do contacto casual, como tocar ou beijar uma pessoa com o vírus.
Sem comentários:
Enviar um comentário