Vírus é uma partícula, basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios e isto significa que eles reproduzem-se somente pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular...

MOTOR DE BUSCA DE DOENÇAS VIRAIS
Escreva aqui os seus sintomas ou o nome da doença para saber mais sobre a doença viral que quer conhecer!

Escreva aqui o nome/sintomas da doença viral que procura:

domingo, 24 de janeiro de 2010

Chikungunya.


Desde o início de 2005 que uma epidemia de doença por vírus Chikungunya vem afectando algumas ilhas do Sudeste do Oceano Índico.

O vírus Chikungunya é um vírus transmitido pela picada de mosquitos do género Aedes que existem sobretudo na África Oriental, Ásia, Sudeste Asiático e Sub-continente Indiano.

Foram também notificados casos em França, em indivíduos infectados na ilha de Reunião. Na Europa, o risco de transmissão da doença é praticamente nulo, dada a inexistência dos vectores desta doença.

A doença manifesta-se, normalmente, entre 4 a 7 dias após a picada do mosquito infectado, por febre alta de início súbito a que se seguem dores articulares e musculares intensas que afectam principalmente as extremidades dos membros. Podem ainda ocorrer edemas, cefaleias e erupção cutânea. Nas crianças podem surgir hemorragias nasais e gengivais.

Esta doença evolui, normalmente, de forma benigna. As formas crónicas são raras e caracterizam-se por artralgias persistentes ou recorrentes, por vezes incapacitantes. Na ilha Reunião foram detectadas algumas formas atípicas e graves da doença, com envolvimento neurológico e hepático.

As pessoas com doenças crónicas, os idosos e os recém-nascidos apresentam risco acrescido de contrair a doença. Não existe nenhum tratamento específico nem vacina para esta doença, a única forma de prevenção da doença baseia-se nas medidas de protecção individual habitualmente preconizadas para todas as doenças transmitidas por picada de mosquitos.

O risco de contrair doenças transmitidas por vectores existe em inúmeros destinos. Estes riscos estão aumentados aquando da ocorrência de epidemias e importa pesar o benefício/risco da viagem em função das condições físicas e do estado de saúde do viajante, nomeadamente, para as pessoas mais vulneráveis (imunodeprimidos, idosos e doentes crónicos).

Sem comentários:

Enviar um comentário